19.2.10

«Senador», uma acepção esquecida

Melhores dicionários


      «Eu tenho a certeza de que António Vitorino, que é um senador, um pai da pátria no Partido Socialista e no país, com a minha modesta ajuda de senador no Partido Social Democrata, nós, em conjunto, consigamos convencer as lideranças dos dois partidos, e sobretudo explicar à opinião pública portuguesa a importância da convergência num momento em que, em Portugal, como em Espanha, a clivagem é a tentação mais sedutora», disse ontem Marcelo Rebelo de Sousa, durante um «almoço-colóquio», na Câmara Hispano-Portuguesa (CHP), em Madrid.
      Senadores... Com a Constituição de 1838, que instituiu um sistema bicameralista, é que havia uma Câmara de Senadores, que era electiva e temporária. Senador era cada um dos membros desta câmara, que foi extinta em 1842. Os senadores tinham herdado as competências da Câmara dos Pares. Era obrigatório o seu parecer para aprovação de iniciativas legislativas e constituiu-se também como Tribunal de Justiça. A relevância da função é notória, e é o prestígio associado ao cargo que se pretende exprimir quando se usa, em sentido figurado — que nenhum dicionário atesta —, o termo senador. Não raramente, os meios de comunicação social usam o termo para referir, por exemplo, o ex-presidente da República Mário Soares.
      Vamos redigir, em conjunto, uma definição e oferecê-la às editoras de dicionários?

[Post 3161]


Actualização em 11.3.2010

      Com aspas ou sem aspas e sem estar dicionarizado, o vocábulo continua a ser usado: «O PSD avançou ontem com alguém que designou como “senador da República” para presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso “Sócrates/PT/TVI”» («‘Senador’ Mota Amaral preside à CPI sobre caso ‘PT/TVI’», JPH, Diário de Notícias, 11.3.2010, p. 3).